Boa Tarde Pessoal,

Depois de um tempo sem postar, volto para compartilhar um pouco de meus últimos projetos.

Há aproximadamente 3 anos tive contato com um software de gestão de projetos o dotProject, eu estava acostumado a trabalhar com o MS-Project, porém meus clientes tem tido a demanda de algo mais “barato”, então lembrei-me desse software poderoso, do qual faço um relato agora.

O dotProject é um sistema de gerenciamento de projetos em software livre de fácil utilização, com um conjunto de funcionalidades e características que o tornam indicado para implementação em ambientes corporativos, pois atende a diversas necessidades de gerentes e Escritórios de Projetos.

O acesso ao dotProject é feito através de um navegador web, assim sua utilização independe de sistema operacional e instalação na máquina do usuário, pois é executado em um servidor de rede. Em termos mais técnicos, o dotProject é um sistema escrito em PHP, que utiliza banco de dados MySQL.

Do ponto de vista do licenciamento, trata-se de um software livre, de código aberto, que é distribuído sob a licença “GNU-GPL”. Isto significa que seus usuários detêm o poder de copiá-lo gratuitamente da internet, fazer sua instalação, executar alterações para melhorá-lo e até mesmo distribuí-lo novamente, desde que a licença GNU-GPL seja mantida. Não é preciso, portanto, contratar uma empresa para fornecer esta ferramenta, mas pode ser feito investimento para torná-la mais adequada ao negócio da instituição, o que normalmente não é possível nos softwares proprietários.

O dotProject vem se caracterizando como uma opção interessante para instituições que necessitam de um sistema de gerenciamento de projetos (SIGP) e consideram a utilização de um software livre para esta finalidade. Apesar de existirem outras ferramentas livres que exercem em menor ou maior extensão a função de SIGP, uma série de Instituições já decidiram pelo uso do dotProject.

No Brasil, o dotProject possui uma comunidade bastante ativa, que se organiza por meio deste site e de uma lista de discussão de suporte técnico, acessível em http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/dotproject-br.

Hoje o dotProject está em sua versão 2.1.5 e apresenta uma série de funcionalidades úteis para o trabalho de gerenciamento de projetos. Não, ele não é completo. Há funções que precisam ser desenvolvidas, outras carecem de melhorias e isto vem ocorrendo na medida em que a comunidade trabalha. Há mais de 20 módulos que adicionam capacidades ao sistema, desenvolvidos por usuários no mundo todo.

Comecei a utilizar o dotProject e não consigo mais parar, hehehhehehehe…. Com ele meu trabalho está melhor controlado, e tenho uma interatividade maior com meus clientes, visto que eles tem acesso aos projetos que desenvolvo e podem acrescentar atividades, horas de trabalho, discussões, etc.

Acabei também com alguns problemas que tinha com relação a apontamento de horas, pois meus clientes também tem um melhor controle de horas de trabalho executadas e etapas concluídas.

Recomendo a todos a utilização do software.

Segue aqui o link da comunidade dotProject no Brasil: www.dotproject.com.br

E caso você queira ter idéia de suas funções, pode visualizar um pequeno tutorial que fiz para (bem nas coxas) um treinamento, clicando aqui.

Abraços Pessoal,

E segue meus contatos:

E-mail: professordanielmartins@gmail.com

MSN: daniel_mc_off@hotmail.com

Twitter: @profdanielmc

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002280013694

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s